segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Greve dos bancos, prejuízo para os banqueiros ou para a população?

A greve dos bancos acabou! Graças a Deus! Mas hoje a faço a grande pergunta: à quem ela prejudica mais? A população ou os donos dos bancos???

Como micro-empresário, posso dizer que ela me prejudica muito (como ouço dos meus clientes, micro-empresários como eu, que os prejudica também)... muitos clientes hoje fazem uso do internet banking... mas muitos não sabem usar um computador ou caixas eletrônicos e dependem da ida à agência para pegar um talão de cheques, sacar dinheiro em grande quantidade, pagar contas, etc. Esses clientes só pagam os boletos que envio para eles mensalmente via "boy na boca do caixa", ou seja... com greve de bancos eles não pagam. Por mais que paguem depois com multa isso atrapalha o fluxo de caixa e eu tenho minhas contas para pagar também!

Mas se olharmos sob o ponto de vista da população em geral, a grande maioria da população não usa (porque não sabem ou tem medo de usar) a internet para transações financeiras. Uma outra grande parte não sabe usar um caixa eletrônico (ainda mais sem um funcionário do banco para orientar). Resultado: filas intermináveis nas loterias, pessoas sem muita instrução atrasando suas contas, enfim... uma complexa cadeia de "apurrinhação" para um povo que já tem muitos problemas na cabeça.

O que mais revolta são os argumentos do sindicato: "os bancos têm muito lucro", "os bancos têm metas abusivas para seus funcionários", etc. Acham 4,5% de aumento POUCO... quantas pessoas gostariam de ganhar o que ganha um bancário e ainda ter 4,5% de aumento???

Sobre o "Muito lucro dos bancos" uma novidade para vocês do sindicato: uma empresa é feita, criada, fundada (ou que nome quiserem dar) para DAR DINHEIRO, DAR LUCRO. Se deu MUITO LUCRO ela cumpriu seu objetivo e não é obrigação do (s) dono (s) dividir o lucro com os funcionários ou dar aumento por conta disso. Quero ver se um banco der prejuízo se o sindicato fará greve solicitando "diminuição de salários" para ajudar os bancos. Além disso, a maioria (senão todos) dos bancos distribui participação nos lucros (na realidade pediram reajuste nisso também). Como micro-empresário gosto da divisão de lucros. Acho que se os funcionários se esforçam e fazem por merecer devem receber um bônus adicional. Mas isso não é e nunca será REGRA ou OBRIGAÇÃO!!! Eu penso assim, mas nem todos são OBRIGADOS a pensar assim.

Sobre as "metas abusivas" uma outra novidade: o que move uma equipe são as metas. Se elas (as metas) forem fáceis de serem alcançadas que motivação terão? Desde que haja um esforço conjunto da equipe elas PODEM e VÃO ser alcançadas.

O pior de tudo é que o sindicato não está pensando no "bem comum" da categoria... eles querem é aparecer, fazer jus aos milhões que recebem de contribuição. Usando táticas de coação contra quem quer trabalhar. A grande maioria (senão todos) dos "sindicalistas" que ficam na porta dos bancos para "controlar quem entra e quem sai" não são bancários, são contratados do sindicato. Não têm compromisso nenhum com "a causa". Mas o que esperar de um país que apóia o terrorismo do MST???

Conheço muitos bancários que NÃO APÓIAM a greve, que ficam loucos para trabalhar e não podem, porque são IMPEDIDOS.

Para mim todas as multas por contas em atraso deveriam ser cobradas do sindicato, o ponto dos funcionários deveria ser descontado (pois mesmo dentro da agência eles não trabalham) e uma demissãozinha de alguns não faria mal.

Que os bancos fizessem uma "operação-padrão", com tudo sendo feito de forma mais lenta, até vai (ainda seria uma apurrinhação, mas não prejudicaria tanto a população)... mas parar tudo é um abuso.

Na minha polêmica e radical opinião, serviços necessários a população como bancos, correios e etc deveriam ser proibidos de fazer greve.

Só para registrar e não acharem que sou o "empresário-capitalista-monstro-desumano", sou totalmente à favor de uma maior carga tributária para os bancos, com uma contrapartida de desonerar a carga tributária de outros setores.

Também queria registrar que os funcionários dos bancos têm o DIREITO de fazer reivindicações. Mas à partir do momento que o movimento de greve prejudica a população como um todo, acho que vale a velha máxima: "seu DIREITO termina onde começa o meu!"

Seria melhor se todos usassem internet... pelo menos computadores não fazem greve! =(

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se que a opinião é individual! Você não é obrigado a concordar comigo. Mas se discordar, tente argumentar de forma inteligente e educada! ;-)